Tem dupla mais perfeita que vinho e inverno? A edição 235 da revista Menu é toda especial sobre a bebida que está ganhando cada vez mais destaque no cenário nacional. Confira os destaques!

* Capa

Orgânicos, naturais, biodinâmicos, veganos… Os vinhos alternativos estão com tudo! É o que mostra Suzana Barelli e Miguel Icassatti na matéria de capa da Menu. Com ela, você vai aprender a diferença entre cada uma dessas novas denominações e saber porquê é importante ficar de olho nesse mercado que só cresce.

* Online

No site da revista Menu você encontra o que há de melhor para fazer durante o inverno, seja nos restaurantes ou mesmo no conforto de casa, com receitas, roteiros e conteúdo exclusivo.

* Aperitivos

O restaurante D.O.M., do chef Alex Atala, um dos responsáveis por colocar a gastronomia brasileira no cenário internacional, completa 20 anos. Para comemorar, o menu propõe uma volta ao passado, com muita pesquisa e estudo sobre preparos indígenas com ingredientes nossos. Vale a pena conferir!

* Hot Spot

Viena é a parada da vez da colunista Daniela Filomeno. Você vai conhecer o vinho local, a conexão dos cafés com a música clássica e ainda conferir a alta gastronomia no Stadtpark.

* Terra Estrangeira

Paulo Machado faz uma ode ao caju de brilhar os olhos de Alceu Valença. O guisadinho de caju é preparado com vinho e frutos do cerrado e você confere a receita completa.

* Papo de Comida

Cozinhar com vinho é uma delícia! Quem quer aprender mais técnicas, e saber como escolher o vinho certo para colocar na panela, não pode perder a coluna de Larissa Januário, que vai destrinchar esse importante ingrediente.

* Sacola Brasileira

Você conhece a uva isabel? Rachel Bonino fala tudo sobre esse corte que deu o pontapé inicial na viticultura nacional e até hoje domina a produção de vinhos de mesa e também dos sucos integrais brasileiros.

* Entrevista

A bola da vez no mundo da gastronomia é Alberto Landgraf. A redatora-chefe da Menu, Beatriz Marques, bateu um papo com o chef por trás do Oteque, no Rio de Janeiro, que em pouco mais de um ano de funcionamento já garantiu uma estrela Michelin e uma vaga como o 100º melhor restaurante do mundo, de acordo com a lista 50 Best.

* Além da Taça

A carta de vinhos é de extrema importância para diversos restaurantes, mas só isso basta? Confira os estabelecimentos que elevam a bebida à protagonista, tornando-a até mais relevante que a comida.

* Adega

E quando o restaurante passa a se aventurar na criação de rótulos próprios? Conheça os lugares que colocaram toda a sua identidade em vinhos exclusivos.

* Por aí

Não dá para falar de vinho sem lembrar da França! A Beatriz Marques foi até Aix-en-Provence para ver de perto o projeto audacioso do Château La Coste, que reúne vinícola, restaurantes e museu a céu aberto.

* Menu Brasil

A chef baiana Tereza Paim abriu as portas de sua “fábrica de farofas” para Fernanda Menegetti, que conta os detalhes de sua produção artesanal desse clássico da cozinha brasileira. E você ainda aprende as melhores receitas no fim da edição.

* Romeu & Julieta

A Botega Bernacca Tre foi a escolhida da vez pelo nosso casal de críticos. A comida sem firulas e o ambiente intimista são o principal destaque da avaliação do novo restaurante.

* Café com Letras

Livros sobre vinho? Temos! Cristiana Couto selecionou um importante título desse assunto tão vasto no mundo da cozinha, levando em conta a arte e também a ciência por trás de uma degustação.

* Saca-rolha

Em parceria com a Wine Intelligence (WI), a empresa brasileira Ideal Consulting (IC) divulgou estudos sobre o mercado brasileiro de vinhos no primeiro semestre de 2019. Confira o perfil traçado acerca do consumidor e as projeções do segmento.

* Mundo Vinho

Francisco Baettig, grande nome entre os vinhos chilenos – Seña, Viñedo Chadwick e projeto Aconcagua Costa -, fala um pouco sobre sua carreira e prêmios.

* Guia de Vinho

A 21ª edição do Descorchados, guia com 1.200 páginas dos principais vinhos brancos e tintos chilenos, argentinos, uruguaios e brasileiros, já está disponível. Saiba um pouco mais sobre as tendências dos sul-americanos de acordo com Patricio Tapia.

* Portugal

É claro que Portugal também não poderia ficar fora de uma edição especial de vinhos. O enólogo português João Portugal Ramos falou com Suzana Barelli sobre a trajetória dos vinhos alentejanos modernos.

* Sala de Aula

Chianti, brunello, supertoscanos… a variedade sangiovese é a estrela de muitos dos tintos da região central da Itália, como mostra a matéria especial.

* Com Estilo

Roberto Fonseca fala um pouco sobre as “cervejas de sofá”, ou seja, os estilos que não só pedem como merecem um momento de contemplação a cada gole.

* Colarinho

Você conhece o estilo farmhouse ale? Esse tipo de cerveja tem fermentação espontânea ou mista, acidez, notas rústicas e toques condimentados que podem ser encontrados também nos vinhos naturais. Vale a leitura!

* Baixa Gastronomia

O Kurâ Izakaya Contemporâneo é o destaque, com curadoria do produtor cultural Jo Takahashi, administrado pelo restaurateur Marcelo Fernandes, com petiscos assinados pelo chef Ken Tanaka, carta de drinks por Glauco Schereder e udons feitos por Yoshio Mizumoto.

* Eu Gosto

Em cartaz com a peça “Baixa Terapia” e gravando mais uma novela global, o atoe Antonio Fagundes aproveita as horas livres para apreciar um bom vinho.