Desde a época do Renascimento, entre os séculos XIV e XVI, a composição com legumes salgados e condimentados já anunciava sua vocação: eternizar-se nas mesas e acompanhar a contemporaneidade. Em pleno século 21, as saladas são absolutas nos cardápios, especialmente para aqueles que prezam pela beleza do prato e sabor refrescante, proporcionado pela variedade de folhas.

Salada vem do italiano insalata (literalmente “salgada”) e com a imaginação dos cozinheiros e dos chefs, ganhou os mais diferentes ingredientes, se traduzindo em inúmeras versões. De norte a sul do país, ela está presente no menu da maioria dos restaurantes, porém as composições mais charmosas chamam a atenção. Assim é a Salada Zen, do restaurante Deck Avenida, em Cuiabá, cuja tradição traduz mais de duas décadas de muita dedicação e qualidade nos pratos e no atendimento.

Exuberante e apetitosa, a Salada Zen é elaborada com alface americana selecionada, peito de peru defumado, tomate seco, mussarela de búfala, palmito, azeitona preta e um molho especial guardado a sete chaves, que dá um toque especialíssimo ao prato. Segundo o diretor do Deck Avenida, o empresário Dulcídio Aloízio Regino, a Salada Zen é sucesso no cardápio, agradando paladares exigentes que valorizam a delicadeza dos ingredientes. Tanto assim, que a salada está entre as mais pedidas pelos comensais. No prato, as influências de diferentes cozinhas como a italiana, representada pelo tomate seco. Segundo historiadores, as primeiras produções do tomate seco ocorreram no sul da Itália como um método de conservação, ou seja, para prolongar a vida útil do tomate. Produzido pelas modernas técnicas de desidratação de alimentos, conquistou a preferência do público: no quesito sabor ele é o queridinho.

O Deck está entre os mais tradicionais endereços gastronômicos da capital e ao longo de seus 20 anos, se consolidou pela variedade de pratos saborosos, com opões para toda a família, música ao vivo e claro, chope geladíssimo. O gerente da casa, Juliano Dias, comenta que o happy hour é concorrido, afinal a boa localização e atendimento ágil da equipe favorecem a fidelização do cliente. Além da Salada Zen, que é dos deuses, para quem deseja um prato mais reforçado, a dica é o Chapão misto, que  reúne picanha, filé-mignon, frango, calabresa e bacon guarnecidos de arroz, mandioca frita e cozida, batata e vinagrete.  Bom apetite!