Dos mais apreciados peixes de água doce da região, o pintado ganhou releitura inusitada na proposta da Mojica de Pintado assinada pelo estudante de Gastronomia, Rafael Martins Ribeiro Campos, que arrebatou o primeiro lugar na categoria Chef Revelação, na segunda edição do concurso Chef do Sabor da Revista Saboreie.com.

Rafael inseriu elementos da cozinha molecular, que aprendera com o chef David Mello, como a espuma de coentro, e elaborou um gnochi 100% feito a partir da carne do peixe, envolto no caldo de mojica, finalizado com crispy de mandioca. O resultado agradou os jurados pelo sabor e pela criatividade.

Cuiabano, Rafael é de família tradicional pantaneira, cujos familiares são cozinheiros de mão cheia. Administrador, está concluindo o curso de Gastronomia na Unic, incentivado pela mãe, madrinha e esposa, afinal sua paixão pela cozinha sempre fora notada. “Nos encontros de família e de amigos, lá estava eu na cozinha. Sou aficionado por estudar gastronomia, pela originalidade, me lançar aos desafios que os sabores me impõem, pela apresentação inusitada de um prato”, conta ele. Tanto assim, que Rafael arrebatou primeiro lugar também no concurso de fotografia gastronômica Pequi de Ouro.

Com uma cozinha ousada e rústica, Rafael tem predileção pelo conceito molecular, que lhe permite diversas invenções. “Quando quero criar um prato, vou para minha sacada e num processo criativo, desenho os pratos, idealizo os ingredientes, numa busca de harmonização de sabores e texturas”, comenta ele. Os planos profissionais incluem um restaurante familiar  de comida regional e brasileira.