Quando criança, em São Luís do Maranhão, onde nasceu e cresceu, Pollyana de Oliveira observava atentamente as receitas exibidas nos programas de televisão, reproduzindo-as, incrementando-as e colecionando-as em cadernos que até hoje guarda cuidadosamente. Filha mais velha, aos 12 anos já se aventurava no comando das panelas quando sua mãe saia para trabalhar.

Quando terminou o ensino médio, não havia curso de gastronomia na capital maranhense. O sonho de trilhar o percurso gastronômico ganhou outro rumo e Pollyana seguiu como assistente executiva de uma multinacional. Ao fixar suas raízes em Mato Grosso, decidiu que era hora de trazer à tona sua vocação: a gastronomia. “Estudei gastronomia na Unic Pantanal e me formei em 2015, participei da FIPAN e da Mesa Tendência, em São Paulo, me aprimorando com chefs renomados para ganhar o mercado e conquistar meu espaço”, conta ela, que estagiou  por 45 dias no restaurante D.O.M., apontado como o melhor do país por críticos do segmento, do chef Alex Atala, e tem planos de continuar seus estudos na arte da gastronomia em outros países.

Ao traçar sua trajetória profissional, começou a fazer eventos e encomendas personalizadas, de acordo com as diversas nuances de cada perfil de cliente e gostos. Pollyana se dedicou ao trabalhou de Personal Chef, e desde a Páscoa de 2016, o negócio prospera pela qualidade, pelo sabor e pela dedicação da chef. Para ela, os aspectos afetivos que envolvem a alimentação imprimem identidade ao prato e estabelecem vínculos com quem o degusta. Tanto assim que em sua memória afetiva lá está a pescadinha cozida preparada por sua mãe. “Toda vez que vou para São Luís peço para minha mãe preparar a pescadinha. É além do sabor, são as lembranças que o prato rememora e procuro trazer esse conceito à minha comida, para que ela seja saborosa e inesquecível”, pontua.

No cotidiano, ao preparar um cardápio personalizado, a chef se inspira nas emoções dos comensais. São eventos, sociais, familiares ou corporativos,  repletos de detalhes, em que cada ingrediente recebe minuciosa atenção da chef.: “A minha maior inspiração é ver as pessoas felizes quando comem o que eu preparo. É participar dos melhores momentos da vida de cada pessoa que atendo”. Além de preparar as iguarias no local do evento, a  personal chef cria cardápio temáticos para épocas festivas, como Natal, Páscoa, Dia das Mães, dos Pais, quando elabora pratos avulsos sob encomenda, desde entradas, pratos principais e sobremesas. Em comum, o tempero artesanal e o jeito afetivo de finalizar cada preparação.