da redação da Menu

Em apenas seis anos, o números de pessoas que se declaram vegetarianas quase dobrou no Brasil. É o que aponta a pesquisa feita pelo Ibope no início de 2019.

Cerca de 14% da população brasileira se declara vegetariana. Esse percentual sobe dois pontos nas regiões metropolitanas de Curitiba, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Seis anos antes (2012), o número era de apenas 8% nas mesmas regiões.

Além disso, o interesse por produtos veganos cresceu. Mais da metade dos entrevistados afirmou que consumiria mais desses produtos sem ingredientes de origem animal se a identificação na embalagem fosse mais fácil e 60% falou que optaria por eles caso tivessem o custo igual em relação ao que costumam comprar.

Outro dado importante é que a população mais predisposta a adotar uma dieta vegetariana está acima dos 55 anos e com renda e escolaridade mais baixas do que o esperado.

A pesquisa foi encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e teve entrevistas em 142 municípios de todas as regiões, com representantes de todas as classes sociais e gêneros, com 16 anos ou mais. A investigação corrobora um estudo do DataFolha de 2017, no qual 63% dos brasileiros gostariam de reduzir o consumo de carne.

Foto: Google