Flores para perfumar e degustar. Inteira, somente pétalas ou sépalas e brácteas. O orégano seco que consumimos não é oriundo das folhas e sim das sépalas secas das flores. Ou seja, as flores também podem ser consideradas temperos. A planta de orégano tem folhas minúsculas e aroma marcante. Estas folhas são amplamente utilizadas em várias cozinhas mediterrâneas.

As flores também são comestíveis e são usadas em alguns pratos de arroz, macarrão, pizza. Folhas de orégano são usadas na forma fresca ou seca, estas, com sabor mais forte do que as frescas.

Na culinária, flores comestíveis perfumam, decoram, saborizam e são tendências na gastronomia. Adocicado, o aroma também é apreciado na indústria da perfumaria. Relacionado pelos gregos à deusa Afrodite – e por isso tido como símbolo da alegria e da felicidade –, o orégano se espalhou pela Europa durante a Idade Média. Naquela época, ele foi utilizado (acondicionado em saquinhos) pelas mulheres para perfumar os guarda-roupas.

Logo, descobriram-se as suas propriedades gastronômicas para realçar o sabor de diversos pratos. Para quem gosta de ter seu próprio canteiro de ervas em casa, o orégano apresenta ótimos resultados, mesmo plantado em vasos. Para isso, plante em local ensolarado e em terra rica em nutrientes; semeie na primavera, sabendo que a germinação pode ser lenta. Você terá folhas novas a qualquer tempo. Quando colher essas folhas, guarde-as na geladeira para que elas possam se conservar por mais tempo.