istock-614872530-1050x700A paixão dos japoneses por frutas é mundialmente conhecida. Na terra do sol nascente, um único melão pode chegar a milhões de dólares. Os produtores da fruta cuidam das plantações com tantos cuidados que incluem até massagem para deixá-los mais doces.

A técnica é chamada de “limpeza de bola” famosa no cultivo dos melões yubari, que inflacionam o preço do produto. Esses melões são vendidos por cerca de US $ 100 a US $ 10.000 cada. Em 2013 uma unidade foi vendida por US $ 15.000.

No processo de massagem, a técnica consiste em esfregar o lado de fora do melão. É um processo importante no cuidado que envolve o cultivo dos frutos, exigindo que os cultivadores, chamados artesãos de melão, usem luvas brancas enquanto dão aos melões uma vigorosa massagem por toda a pele exterior com objetivo de torná-los mais doces.

Os melões também começam a usar pequenos casquilhos negros, dando-lhes o apelido de “melões da coroa”, que são colocados por cima para proteger a pele pálida das queimaduras solares. Além do sabor adocicado e doce, a aparência da pele é um grande fator decisivo no preço do melão. Quanto mais uniforme e mais fino o padrão da pele, maior o preço que ele pode obter no mercado.

A fruta há muito tempo tem um forte significado simbólico na cultura japonesa, onde o ato de presentear frutas é um costume que é levado muito a sério. Isso também significa que o cultivo de frutas é considerado uma arte no Japão, que envolve muitas técnicas de trabalho intensivo na busca da perfeição.