Entre as suas especialidades, as carnes reservam lugar de destaque. Hábil no manuseio, no tempero e nos cortes, o chef Luiz Hideki se apropria das mais diversas peculiaridades das carnes para compor seus pratos. Os peixes, sejam de águas doces ou salgadas, exercem fascínio especial. Tanto assim que há mais de 20 anos cria peixes, em água corrente pura, e os prepara cuidadosamente. Carneiro, carne suína, frango, não há limites para sua criatividade. O segredo? Está no tempero, na maneira de marinar cada peça e o tempo certo da chama acesa.

Paulista, cresceu no interior, absorvendo a sabedoria dos pais orientais. Quando a agenda permite, segue para a cidade de Jales, onde a mãe mora. Ali, busca em sua memória afetiva os sabores da infância, resgata receitas de família e acomoda a saudade que sente do pai.

Há quase três décadas decidiu que Mato Grosso seria seu destino e por aqui fincou raiz. Contabilista, Hideki conta que a gastronomia sempre o instigou. Por muitas vezes, ao visitar hotéis famosos pelo país, lá estava ele conhecendo a cozinha, o chef. Estava traçado seu caminho.

As especiarias têm lugar cativo no seu repertório de sabores. De paladar apurado, Hideki valoriza o frescor dos alimentos, os produtos regionais. “Utilizo muitas especiarias nos meus pratos, porém com sutileza, pois um ingrediente não pode mascarar o sabor do outro, é preciso ter harmonia”, comentou. E nessas andanças descobre verdadeiros tesouros gastronômicos, como um queijo tipo suíço encontrado na Feira do Porto. Para garantir a qualidade da matéria-prima, conhece o modo de produção dos produtos que adquire para suas receitas autorais.