Brincando no fogão de tijolo no quintal, preparado especialmente para ela pelo pai, ainda no interior paranaense, Jaqueline Candil ensaiava seus passos do futuro. De família italiana, ainda menina perambulava entre as panelas de sua mãe e percebia que o universo dos temperos, sabores e cores a entusiasmava. Mas precisou percorrer outras áreas profissionais, como a comunicação, para enfim se dedicar exclusivamente à gastronomia.

Ao chegar em Cuiabá, há três anos, decidiu se debruçar nos estudos e cursar Gastronomia na Universidade de Cuiabá. Antes mesmo de terminar o curso, foi convidada para assumir a cozinha de “Do Bega O Bistrô”, da arquiteta Tarim Vassoler, no Jardim das Américas, na capital.  “Foi um desafio estruturar a cozinha do bistrô, antes um empório, porém gratificante pois a gastronomia reúne técnica, intuição e afetividade em diversas nuances desde o planejamento à execução”, comentou.

Jaqueline conta que no percurso de mais de um ano atuando no espaço gastronômico, as pesquisas se intensificaram, se materializando em pratos autorais e releituras: “Além da criação de cardápios, é essencial que o chef tenha sensibilidade no treinamento de sua equipe para um atendimento impecável, pois hoje a gastronomia é uma experiência sensorial”.

Com predileção por pratos salgados, Jaqueline valoriza o frescor e a qualidade da matéria-prima, aproximando-se de seus fornecedores para acompanhar o caminho de cada produto. “Priorizo sempre produtos de alta qualidade, quero o melhor arroz italiano para meu risoto, as melhores carnes, os peixes de boa procedência, legumes e hortaliças frescos, além das frutas selecionadas para nossas geleias artesanais”.

A chef afirma que a busca por aprendizado é constante para a construção de uma carreira consolidada e traz na bagagem experiências marcantes como o estágio no restaurante Mocotó, do renomado chef Rodrigo Oliveira, e o trabalho com os chefs Bruno Kimura e Marcelo Cotrim, que lhe acrescentou conhecimentos e prática. Para alcançar seu sonho de docente de Gastronomia, segue estudando. Atualmente, faz MBA em Gastronomia e Negócios em Alimentação na Faculdade Cambury, em Goiânia.