jimmy-mcmanisCom sabores das diferentes regiões, o Degustando o Brasil acontecerá do dia 11 ao dia 14 de abril, no Manaíra Shopping, em João Pessoa. Durante o festival, mais de 20 especialistas de várias partes do país vão ministrar aulas. Conheça abaixo os principais chefs e cozinheiros que participarão do evento.

Na programação desta edição, que homenageia o estado do Maranhão, devem ser explorados temperos típicos da região, como juçara, vinagreira e camarão seco. As inscrições para as aulas são gratuitas e devem ser feitas no site do festival. Ao fim de cada encontro, os participantes poderão degustar o prato preparado.

João Barreto
Chef anfitrião do evento, além de cozinheiro, é pesquisador do folclore e especialista na culinária nordestina. “Cumpade João”, como também é conhecido, busca acrescentar em cada prato uma pitada de cultura e história. O fundador da Casa de Cumpade, local de resgate das tradições do Nordeste, foi eleito, em 2018 pelo Prêmio Dólmã, o embaixador da cozinha brasileira.

Junior Ayoub
Descendente de libaneses, o chef descobriu a afinidade com a cozinha aos nove anos, ao lado da avó, ao preparar esfihas e quibes. Natural do Maranhão, estado homenageado nesta edição do Degustando o Brasil, atua profissionalmente há 25 anos, com focos nas culinárias árabe e maranhense. Junior Ayoub também é economista e idealizador do festival Mercado das Tulhas.

Onildo Rocha
Assina alguns dos principais eventos de João Pessoa, por meio do Grupo Roccia – que engloba o restaurante Roccia Cozinha Contemporânea, Roccia Bar e o Bufê Roccia – do qual está à frente. Há mais de 10 anos na carreira, Onildo Rocha ocupa, atualmente, uma posição de destaque na alta gastronomia paraibana.

Danielle Dahoui
Pernambucana, de origem franco-italiana, a chef cresceu entre as costuras e a cozinha da avó que, como filha de italianos, prezava por uma mesa farta. Danielle Dahoui morou no Nordeste até os 11 anos de idade, quando se mudou para o Rio de Janeiro com a mãe e o padastro. Aos 18 anos começou a trabalhar com costura e, depois, com festas temáticas, em Petrópolis. A partir desse momento, se aprofundou no dom de cozinhar, servir e decorar.

Jimmy McManis
Nasceu no Texas, nos Estados Unidos, e é fundador do Ogrostronomia, Burgertopia e do projeto social REaPROVE. Além de prezar pela qualidade dos pratos, o chef se preocupa com as lendas, as histórias e com os processos físicos e químicos que envolvem o preparo. Jimmy McManis apresenta um quadro no programa Mais Você, de Ana Maria Braga, no qual viaja pelo Brasil com um equipamento reduzido e em busca de novos ingredientes, para desconstruir a culinária e provar que é possível preparar qualquer prato em qualquer lugar.

Mônica Rangel
Mineira de Juiz de Fora, a chef comanda os fogões do restaurante Gosto com Gosto, em Vicosnde de Mauá, no Rio de Janeiro. Foi eleita a Embaixadora da Gastronomia Nacional em 2017. É autora do livro Interpretações do Gosto por Mônica Rangel que foi o vencedor do World Cookbook Awards 2014 na categoria Best Foreign Cuisine Book in Brazil.

Thiago Chiericatti
Chef Chiericatti transforma e cria novas leituras a clássicos de gastronomia italiana e mineira. Tem como “marca registrada” a apresentação impecável e a finalização dos pratos, sempre com perfeição. Ganhou o prêmio de chef embaixador de Minas Gerais pela premiação Dólmã, em 2018 e é colunista do maior portal de Minas Gerais. Se destaca por apresentar uma gastronomia de alto nível.

Guga Rocha
Foi um dos finalistas do reality show Super Chef, do programa Mais Você, com Ana Maria Braga e também apresentou o programa Homens Gourmet, do canal Fox. O chef foi o escolhido para apresentar, no Brasil, o Sirha Bocuse d’Or, maior concurso gastronômico do mundo e, em 2018 foi convidado pelo MINC (Ministério da Cultura) para participar e realizar a curadoria gastronômica da Casa Brasil Experience na Rússia, durante a Copa do Mundo. Já viajou para mais de 40 países para conhecer cozinhas, tradições e culturas.

Maurício Barbosa
Maurício é paraibano e aprendeu cozinhar com o pai ainda criança. Formou-se em turismo, em João Pessoa e depois foi morar no Rio de Janeiro, onde estudou gastronomia. Morou quatro anos na Itália onde teve uma experiência enriquecedora para a profissão. Trabalhou em grandes restaurantes do Rio de Janeiro e,hoje é chef e sócio proprietário de três restaurantes de João Pessoa: o HDO Hambúrguer de Origem, Restaurante HAO e o Trattoria de Origem.

Luby Baltar
Lubyanka Baltar nasceu em João Pessoa e residiu nos Estados Unidos durante 20 anos, onde obteve a formação em Gastronomia no renomado Le Cordon Bleu Culinary Arts. Em 2010, retornou a João Pessoa para empreender e abriu seu primeiro restaurante, o Blue. Em 2017, participou do MasterChef Profissionais e ficou entre os cinco finalistas do país. O trabalho da chef é ligado às raízes nordestinas e americanas e, para ela, a gastronomia é uma cultura, que tem o poder de conectar, encantar e transformar.

Mário Portella
Mineiro e filho de cozinheira, Mário é formado em Gastronomia pela PUC-MG e pós-graduado em Ciência e Tecnologia de Carnes pela CTC (Centro de Tecnologia de Carnes), de Campinas, São Paulo. É conhecido por usar as técnicas de fogo de chão ou charcutaria (preparo de produtos feitos à base da carne ou de miúdos de porco), e gosta de mesclar receitas mineiras com técnicas internacionais.