Na semana passada, Portugal chegou a lançar uma campanha pedindo para os turistas não irem para lá – pelo menos não por enquanto, até a pandemia de coronavírus passar. Enquanto isso, existem outras maneiras de viajar para o país, tão conhecido pela sua gastronomia, sem sair de casa: basta você se arriscar na cozinha!

Um dos principais pratos da culinária portuguesa é certamente o bacalhau. Os portugueses são os maiores consumidores do peixe no mundo inteiro. No século XVI, eles já navegavam até a costa do Canadá para pescar o bacalhau, que era salgado para suportar a viagem de regresso. É por isso que, com o passar do tempo, foram surgindo mil maneiras diferentes de prepará-lo.

Para obtermos uma receita mais fácil e prática, que pode ser preparada por cozinheiros amadores, pedimos a ajuda do chef Caique Pallas, que comanda a cozinha do restaurante português Bacalhau, Vinho & Cia, em São Paulo. Confira a seguir:

Ingredientes
1,5kg de bacalhau dessalgado e em postas
1kg de batatas cortadas ao meio
5 cebolas médias cortadas em quatro partes
1 pimentão vermelho cortado em tiras
200g de azeitonas pretas
4 ovos cozidos e cortados ao meio
1 maço de brócolis
cheiro verde picado a gosto
azeite de oliva extravirgem a gosto
Modo de preparo
Corte o bacalhau em pedaços médios e coloque para ferver em uma panela com água
Em uma panela de barro, ou outra de sua preferência, monte camadas com as batatas, as cebolas, o pimentão, as azeitonas, os ovos e o brócolis
Por último, salpique o cheiro verde e regue com a água do cozimento do bacalhau
Cozinhe até que as batatas e o brócolis estejam no ponto
Sirva em um prato e finalize com azeite de oliva extravirgem
Rendimento: 6 porções