A receita de hoje é um clássico francês da região da Borgonha. Este prato é de fácil execução pois basicamente, todos os ingredientes podem ser feitos em no máximo duas panelas. Isso também vai ajudar a não fazer muita sujeira.

A região da Borgonha na França é famosa por seus vinhos que lá são cultivados há séculos! Borgonha é também considerada a capital gastronômica da França. Notável por sua paisagem, seu patrimônio histórico e arquitetônico medieval são riquíssimos, e a beleza de cidades como, por exemplo, Beaune é inesquecível.

Sugerimos para harmonizar com este prato um Louis Jadot Bourgogne Couvent Des Jacobins 2014 para nos deliciarmos com a História da região e os séculos de desenvolvimento dos vinhos e gastronomia.

Saboreie essa deliciosa receita!

Ingredientes

150 g de bacon

1 kg de alcatra cortada em cubos grandes (pode ser músculo ou coxão mole também)

2 cenouras descascadas e fatiadas

1 cebola grande descascada e picada

1 garrafa de vinho tinto seco

Ramos de alecrim e tomilho

1 folha de louro

1 talo de alho poró

1 talo de salsão

1 anis estrelado

1 dente de alho picado

12 echalotes – cebolas pequenas descascadas

200 g de champignons de Paris frescos, finamente fatiados

1 tablete de caldo de carne

1 tablete de tempero de cebola

½ xícara de chá de água

40 g de manteiga

Açúcar, sal, pimenta e óleo a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, frite o bacon e espere até ele ficar bem torradinho – retire da panela e reserve.  Em um recipiente grande faça uma marinada: junte todos os legumes, a cebola grande picada, o alho poró, o salsão, o alho e os temperos e cubra tudo com o vinho tinto. Deixe a marinada descansar na geladeira de um dia para o outro.

Coloque uma frigideira para aquecer em fogo alto.  Separe a carne da marinada e esprema ela bem para escorrer todo seu suco (pode-se usar um pano ou uma peneira grande).  Refogue o alho e a cebola na frigideira e coloque a carne para cozinhar.

Em uma panela pequena aqueça uma mistura de manteiga e óleo. Descasque as echalotes e coloque-as na panela para dourar. Retire a carne da frigideira e reserve.

Na mesma frigideira acrescente os cogumelos. Acrescente a água e um pouco de açúcar nas echalotes, espere a água evaporar e o açúcar caramelizar, até que fiquem macias.

Coloque toda a marinada na panela onde estão os cogumelos e acrescente o sal, o caldo de carne e o tempero de cebola – cozinhe em fogo baixo, tampado, por 2 horas (ou até a carne ficar macia).  No momento de servir, junte à panela o bacon reservado e as cebolas.