AAzcuGyO termo biodinâmica significa a relação entre os diversos seres vivos. Na Agricultura Biodinâmica é levada em conta a integração de animais, plantas e ambiente para o cultivo de alimentos. Não há adição de componentes químicos, como agrotóxicos e fertilizantes. Esse modelo agrícola nasceu a partir de um ciclo de palestras do filósofo Rudolf Steiner, criador da Antroposofia, que defendia a  cura da terra e a produção de alimentos com vitalidade, a partir do cuidado com meio ambiente e respeito aos agricultores.

Da mesma forma que a Antroposofia percebe o ser humano como um ser holístico, em conexão com o Universo, a agricultura biodinâmica considera a plantação como um organismo integrado aos demais recursos naturais.  Por isso, são utilizados preparados homeopáticos nas plantações, feitos com plantas medicinais, esterco e quartzo. Além disso, as fases da Lua e o calendário astrológico são consultados para determinar as sazonalidades os melhores períodos de plantio.

Agricultura biodinâmica: aliada na prevenção de doenças

O consumo de alimentos biodinâmicos está relacionado com a prevenção de doenças, uma vez que não há presença de pesticidas, agrotóxicos e outros produtos químicos usados para o controle de pragas, que causam dano celular e tem alto poder cancerígeno. Mesmo que haja a higienização adequada dos legumes e hortaliças, não é possível retirar todos esses componentes químicos, logo eles ficam acumulados no corpo ao longo da vida do consumidor podendo causar dano celular, e, assim, doenças como o câncer.

Mesmo que haja a higienização adequada dos legumes e hortaliças, não é possível retirar todos esses componentes químicos. Estes ficam acumulados no corpo, podendo causar dano celular, e, assim, doenças como o câncer.

A nutricionista Karen Schlosser explica que “quando consumimos esses alimentos,que foram naturalmente produzidos e fortificados pelos microorganismos do solo, ar e água, estamos também construindo e melhorando a qualidade da microbiota intestinal, possibilitando maior absorção de nutrientes, vitaminas, como também melhora da constipação”. Ao nutrir o intestino, estaremos também aumentando a produção e armazenamento da serotonina – o famoso hormônio da felicidade – que nos trará uma sensação de prazer e bem-estar, sendo um ótimo aliado para pessoas com depressão e mau humor.

“Também é importante lembrar que quando comemos algum alimento, estamos nos alimentando também da energia daquele alimento. Sendo um alimento biodinâmico haverá muita vida, rico de energia e nutricionalmente melhor”, ressalta Karen.

Alimentos biodinâmicos e orgânicos: qual a diferença?

Para saber se um alimento é biodinâmico basta analisar se contém um selo chamado DEMETER, que é uma marca mundial na qual indica que os alimentos são de alto valor biológico nutricional e foram cultivados de acordo com os valores culturais, espirituais, econômicos e sociais.