57731_w840h525_1535048974shutterstock-517413448A cidade de São Paulo é um daqueles lugares onde encontramos um pouco do gostinho de cada país ao redor do mundo. Da mesma forma que encontramos lugares que nos transportam para a Italia, Espanha e até China e Japão, também nos deparamos com cantinhos que trazem o melhor de Portugal. Com uma gastronomia vasta e marcante, é impossível não se apaixonar pelas comidas típicas portuguesas!

Seja para um encontro especial, um almoço em família ou simplesmente para sair da rotina, a dica é conhecer os estabelecimentos portugueses que estão em São Paulo. São endereços especializados em doces, pratos salgados e até mesmo lugares que unem a tranquilidade do campo com o sabor português.

RANCHO PORTUGUÊS
O Rancho Português é um dos melhores endereços para provar uma comida portuguesa de qualidade. O cardápio conta com pratos salgados e sobremesas típicas, como Leitão à Bairrada, Bolinho de Bacalhau e Pastel de Nata. Além disso, o Rancho possui duas adegas que contemplam mais de 700 rótulos de vinhos portugueses e um empório repleto objetos de decoração, como louças portuguesas e diversos produtos alimentícios.

CASA MATHILDE
O nome Casa Mathilde está ligado à Fábrica das Queijadas Mathilde, fundada em 1850, por Mathilde Soares Ribeiro, em Portugal. A marca foi adquirida por um dos sócios e atualmente é um dos melhores endereços de São Paulo para provar doces portugueses. O local, que possui duas unidades na capital, serve uma gama de doces como o Pastel de Belém, Pastel de São Bento, Queijadinha e muitos outros.

CASA GODINHO
A centenária Casa Godinho está instalada no prédio mais antigo do centro de São Paulo, o Edifício Sampaio Moreira, e é um dos endereços mais tradicionais quando o assunto é culinária portuguesa. Fundada por um imigrante em 1888, a mercearia carrega 120 anos de tradição e receitas premiadas. Entretanto, o carro-chefe da casa são as empadas, que inclusive já foram eleitas as melhores da cidade.

MANTEIGARIA LISBOA
Manteigarias e Leitarias eram os espaços destinados à produção e venda destes produtos e seus derivados em Portugal. A Manteigaria Lisboa veio para São Paulo inspirada nesses espaços e oferece o Pastel de Belém, o doce mais tradicional, em nove unidades nos arredores. Uma das características da casa é que ela vende pastéis quentinhos anunciados pelo badalar de um sino de hora em hora.

Instalado sob parte da arquibancada do Estádio da Portuguesa, o restaurante Cais do Porto te transporta para uma taberna portuguesa, com ambiente rústico, simples e acolhedor. O bacalhau é o carro-chefe da casa, servido em natas, à portuguesa, como recheio de bolinho, dentre outras variações. De quinta a sábado a casa oferece música ao vivo para os clientes, com os tradicionais shows de fado animando as refeições.

O Taberna 474 foi inspirado nas tascas lisboetas e tem como foco a culinária da orla portuguesa, sem deixar de lado um tempero brasileiro. O espaço é dividido em dois ambientes. Entre eles, uma adega, que fica à vista no segundo salão e reúne mais de 150 rótulos – em sua maioria portugueses. A casa também oferece cervejas e petiscos deliciosos, como os tradicionais bolinhos de bacalhau. É uma ótima opção para fugir do tradicional e conhecer um lugar diferente na capital.

Se o objetivo é curtir a alta gastronomia portuguesa em um ambiente mais arrumado, a dica é conhecer a pequena e charmosa Tasca do Zé e da Maria. No cardápio, o cliente encontra diversos pratos com bacalhau: desde a entrada, como o Bacalhau à Beneditine, até os pratos principais, como o Bacalhau à lagareiro e o Bacalhau à Bráz. Para a sobremesa, que tal a inusitada torta de Pastel de Belém?

BÔNUS: QUINTA DO OLIVARDO
O restaurante Quinta do Olivardo é uma ótima opção para aqueles que querem comer comida portuguesa em grande estilo e de quebra curtir um passeio próximo a São Paulo. O empreendimento fica em São Roque, a cerca de 66 km de São Paulo, e além de uma excelente gastronomia, oferece atrativos especiais como muitas atividades oferecidas pela casa. Com uma vista linda da serra, o local mistura o rústico com o aconchegante. Caso passe por lá, não deixe de experimentar o Pastel de Belém caseiro feito na hora – é delicioso!

BÔNUS: RACHO 53
Quer provar o melhor da culinária portuguesa e fazer um passeio com cara de viagem? O Rancho 53 é a pedida certa. Ele fica localizado no Km 53 da Castelo, sendo uma referência há anos por quem passa pela região. É lá que se prova o autêntico bacalhau, além de outros carros chefes portugueses. Com clima familiar, aos finais de semana costuma ficar cheio – é bom chegar cedo e se programar.